quarta-feira, 21 de maio de 2008

PERSONAGENS EM CARNE, OSSO E MOVIMENTO

Nessa vida que a gente leva, embora não tenha quase nada de rotina, as vezes traz experiências que fogem da “normalidade”.
Já vai pra mais de dez anos que defendo uns trocados com redação publicitária e roteirização de vts comerciais de trinta segundos; em alguns deles, com personagens, atores em movimento, mas sem condução de diálogo ou necessidade de fala desses atores. Recentemente, foi pedido um roteiro que contasse uma história a partir dos personagens. O trabalho foi solicitado pela Agência Nativa e o cliente a ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. O mote: a transmissão de conhecimento entre as várias gerações de pecuaristas criadores de gado zebu.
O roteiro não é merecedor de nenhum grande prêmio, a história é uma homenagem ao mais caipira dos poetas, o saudoso João Pacífico, autor entre outras maravilhas de “Cabocla Tereza”, “Pingo d’água” e “Mourão esquerdo da porteira”. Tem um poema do seu João chamado “História de um prego” que é a base do roteiro.
O mais curioso e gratificante, é o fato de ser a primeira experiência de “dar vida” aos meus personagens, até então animados somente pela imaginação durante a leitura do texto.
O filmete, de quatro minutos e pouco ganhou vida na interpretação do seu Aguinaldo, do Roberto e do garoto Neto. Todos de uma família de atores de Uberlândia.
O nome provisório, e talvez definitivo é “Encontro de Gerações”.
Produzir, gravar e editar esse filmete foi uma experiência rica em aprendizados em todas as etapas, do roteiro à edição final. É também um ensaio para os curta-metragens (ou curta-duração) que virão.///



Nenhum comentário: