
Já vai pra mais de dez anos que defendo uns trocados com redação publicitária e roteirização de vts comerciais de trinta segundos; em alguns deles, com personagens, atores em movimento, mas sem condução de diálogo ou necessidade de fala desses atores. Recentemente, foi pedido um roteiro que contasse uma história a partir dos personagens. O trabalho foi solicitado pela Agência Nativa e o cliente a ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. O mote: a transmissão de conhecimento entre as várias gerações de pecuaristas criadores de gado zebu.
O roteiro não é merecedor de nenhum grande prêmio, a história é uma homenagem ao mais caipira dos poetas, o saudoso João Pacífico, autor entre outras maravilhas de “Cabocla Tereza”, “Pingo d’água” e “Mourão esquerdo da porteira”. Tem um poema do seu João chamado “História de um prego” que é a base do roteiro.
O mais curioso e gratificante, é o fato de ser a primeira experiência de “dar vida” aos meus personagens, até então animados somente pela imaginação durante a leitura do texto.
O filmete, de quatro minutos e pouco ganhou vida na interpretação do seu Aguinaldo, do Roberto e do garoto Neto. Todos de uma família de atores de Uberlândia.
O nome provisório, e talvez definitivo é “Encontro de Gerações”.
Produzir, gravar e editar esse filmete foi uma experiência rica em aprendizados em todas as etapas, do roteiro à edição final. É também um ensaio para os curta-metragens (ou curta-duração) que virão.///
Nenhum comentário:
Postar um comentário