sexta-feira, 14 de novembro de 2008

De chapéu recostado no peito




Conheci o Flavinho no começo dos anos 2000, na região de Paineiras, no meio-oeste de Minas Gerais. Na época um jovem tratador que demonstrava um futuro promissor na lida com o gado zebu, mais precisamente pela sensibilidade no trato com a raça Nelore. Apresentava, além do carinho, um grande respeito pelos animais – “Dá uma dó quando o patrão vende e eles vão embora”.
Anos mais tarde, fui reencontrá-lo em Uberaba, já cuidando das cocheiras da Chácara Naviraí. Nada mais acertado; um peão dedicado como ele, só poderia ter por destino certo, a Capital Brasileira do Zebu.
Um traço marcante no Flavinho sempre foi o sorriso fácil, a conversa amigável, a boa educação em todos os momentos, principalmente quando passávamos um certo tempo sem nos encontrar; lá vinha o Flavinho fazendo festa, contando as novidades, comentando sobre uma bezerra extraordinária ou sobre a descoberta de um bezerro “que vai dar o que falar” como ele gostava de dizer. Sempre curioso, perguntador e de olhar atento, dizia que tinha muito ainda o que aprender sobre o Zebu e “suas manhas” disse várias vezes que “aprendia mesmo era no esteio”, na lida do dia a dia, na convivência com os criadores e zebuzeiros experientes.
Nossa amizade sempre foi pautada pela espontaneidade. Certa vez comparou-me à Galvão Bueno (dizia gostar das minhas locuções), no que devolvi de bate-e-pronto, que ele é que era a “cara” do Galvão. A semelhança é indiscutível; o Flavinho ria com a brincadeira e seguia falando dos animais de destaque. Isso foi há pouco, no pavilhão da Naviraí montado na ExpoGenética, no Parque de exposições de Uberaba.
Tínhamos em comum a admiração pelo trabalho de Cláudio Sabino Carvalho, personagem tema de muitas de nossas conversas. Ele gostava de contar sobre os aprendizados com o Mestre - “Tobias, o seu Cláudio gosta demais dessa bezerra aqui. Eu falei pra ele que eu gosto mais da irmã dela... Por que será que o seu Cláudio gostou mais dessa?” – e assim a gente ia aprendendo a “calibrar” os olhos de acordo com a baliza de seu Cláudio.
Na próxima exposição de Uberaba, quando os tratadores se reunirem para o julgamento, muitos irão falar do Flavinho, lembrar dele e rir das “coisas dele”. Na próxima ExpoGenética, quando animais superiores forem comentados pelos técnicos e geneticistas, o sorriso do Flavinho vai estar ali, apontando “um garrote bom, uma bezerra extraordinária” ou uma vaca “barriga de ouro”.
Flávio José da Silva morreu num acidente de carro no dia 12 de novembro de 2008, na BR 050, aos 28 anos de idade. Flavinho está agora na Fazenda do Céu, apartando entre as nuvens “um garrote bom” ou “uma novilha extraordinária”, talvez um filho do Átma e uma filha do Paysandu.

Uberaba, 13 de novembro de 2008.

19 comentários:

Unknown disse...

Meu nome é Leila,sou prima de Flavinho.Esta homenagem veio como um bálsamona dor em que sentimos nesse momento,em especial para a Tia Iolanda,mãe de Flavinho.E acrescento a essas palavras,que somente o céu para comportar a alegria e o amor desse "ANJO PEÃO"....agradeço pela linda homenagem.

Unknown disse...

Não me canso de ler esse artigo e divulgá-lo.Todos aqui já foram avisados,tanto de Unai e Natalândia.Nosso querido Flavinho,tão querido,tão amado por tantos....A emoção toma conta,e muitas lembranças felizes veem à tona.Saudades,ANJO PEÃO...

Unknown disse...

Queria agradecer por essa linda homenagem ao PRIMÃO querido que agora está na "FAZENDA DO CÉU"....
Saudades eternas dos momentos lindos que passamos juntos se soubessemos o dia que você não estariamos mais juntos um ao lado do outro,teria aproveitado mais o tempo ao seu lado
Hoje você não está entre nós mas ficará para sempre guardado em meu coração...
SAUDADES DE SEU PRIMO "PÈ DE PANO"

Tobias Ferraz disse...

Leila e Carlos, que a Luz sempre ilumine seus caminhos. Quanto a esta singela homenagem ao Flavinho, é o mínimo que posso fazer, uma vez que amizade sincera é coisa rara no mundo de hoje e o Flavinho sempre foi ponta firme e companheirão em vários momentos.
Força para voces e tudo de bom para toda a família.
Abração.///

Unknown disse...

Estamos contentes por saber que o mundo tem aqui a oportunidade de saber que foi nosso FLAVINHO.Saudades são muitas,mas as lembranças de momentos bons,das brincadeiras e simplicidade desse menino serão sempre maiores,mais intensas.Que Deus abençõe a todos que estão conosco nese momento.A homenagem é para nós um presente.Obrigado ao sr Tobias!!!!

Unknown disse...

Sr. TOBIAS,a amizade,a solidariedade e amor ao próximo são qualidades especiais que acalentam a nossa dor.Muitos choram a saudade do FLAVINHO,mas muitos sorriram pela sua doce existência.Só quem conheceu esse "ANJO PEÃO" entenderá as minhas palavras....um abraço carinhoso.Mais uma vez,agradecemos seu apoio.

Unknown disse...

obrigada pela homenagem,fico feliz por saber que o flavinho tinha amigos tão leais quanto você!o nosso flavinho deixou muitas saudades,ele sempre estara em nossos corações.flavinho saudades eternas,te amo muito.

Unknown disse...

FLAVINHO:Se eu pudesse ter um desejo na vida,um sonho a se realizar...eu rezaria a Deus com meu coração por ontem e por você.
Um milhão de palavras não vão trazer vc de volta.Eu sei por que eu tentei.Nem um milhão de lágrimas;eu sei por que chorei...
Meu coração ainda sangra...mas vc deixou em nossas vidas muitas lembranças,mas não quero lembranças,EU SÓ QUERIA VOCÊ!!!!!!!
KELLYNHA...

Unknown disse...

SR Tobias.....Queria agradecer ao senhor pela essa linda homenagem ao nosso "ANJO PEÃO",Ele deixou para todos nois um lembrança alegre dos momentos lindos que passamos juntos.....
Ele eram fantatico,alegre e bricalhão como ele não vai mais nunca.....
quem conheceu teve a sorte,agora quem não conheceu ficar a tristeza de não pode conhecer.....
FLW e um muito obrigado...

Unknown disse...

Te agradeço pelo carinho pelo primo - irmão (que nunca tive); o Flavinho vai ser único; não existe imitações...
Continue no céu, cuidando do gado de nosso amado Deus...
De seu primo - irmão que sente muita saudade de você...

Fabinho

Unknown disse...

É muito bom saber que o nosso Flavinho era muito querido por todos. Mas infelizmente ele partiu para junto do Pai, mas tenho certeza que ele está muito feliz com todas as manifestações de afeto e está intercedendo com Deus por nós... Saudades FLAVINHO...

Unknown disse...

sr.tobias,muito obrigado por assa homenagem que o sr fez ao meu amado primo,que o senhor esteja sempre com vc.o FLAVINHO era uma pessoa muito especial para todos da familia mas ..... fazer o que nosso amado PAI achou melhor assim.tenho certeza que esta animando todos na fazenda do céu.mais uma vez obrigado!!!

Unknown disse...

Muitas pessoas já leram este artigo...nos lugares que não foi possivel o acesso pela net,foram feitas copias até mesmo manuscritas ou xerox para que todos os amigos,parentes pudessem ver e ficaram profundamente sensibilizados pelo reconhecimento da pessoa que foi o nosso FLAVINHO.Um abraço carinhoso...

BebeZão Do Inferno disse...

Meu nome e Davi sou filho de leila primo do Flavio, Flavio era uma pessoa muita amigavel,era um cara gente boa que olha vida como se fosse uma grande festa, infelizmnte convivi muito pouco tempo com ele mas,quem viveu 1hora ao seu lado viveu 1 hora de felicidade ...obrigado , davi

Unknown disse...

`Já se passaram 100 dias desde a partida do FLAVINHO... e nada apaga a imensa saudade...ANJO PEÃO,nós te amamos tanto!!!!!Sei que Deus precisa de você ai no céu,como uma dia também você veio para nos fazer felizes.Obrigada...

Unknown disse...

Já se passou o primeiro natal, o primeiro dia das mães,o primeiro aniversário, e hoje se completa o primeiro ano que FLAVINHO foi ser anjo lá no céu....em toda essas ocasiões, lá estavamos nós,a lembrar e sorrir, chorar e agradecer,por que apesar da imensa saudade, sabemos que tudo temos feito para que FLAVINHO esteja sempre conosco...dentro dos nossos corações. DEUS tem sido a rocha que fez com que conseguissémos chegar até aqui. Tudo isso transformamos em aprendizado, mesmo que um aprendizado doloroso, que se transforma em amor, em reflexão e boas atitudes. FLAVINHO, NÓS TE AMAMOS...NÃO MAIS DO QUE JÁ TE AMAVÁMOS QUANDO ESTAVA AQUI, POIS VC CONSEGUIU DESPERTAR SEMPRE O MAIS INTENSO AMOR DE TODOS....obrigada, meu anjo.
Um dia haverá o nosso encontro....o nosso tempo aqui nesse mundo é uma passagem. Um beijo de todos, em especial de SUA MÃE IOLANDA.

Unknown disse...

eu sinto tantas saudades...eu queria muito de abraçar,e dizer o quanto eu te amo!!!voce e muito importante na minha vida,e para sempre vou ter vc quardado no meu coraçao!!!!um dia eu vou te encontrar e denovo eu vou voltar a sorrir como antes...um parte de mim se foi com voce,e eu sinto tantas saudades...eu te amo meu amado primo!!!!saudades saudades!!

Unknown disse...

36760141Hoje é véspera de natal, e aqui,deixamos registradas toda nossas emoções,a saudade imensurável,o verdadeiro amor pelo nosso ANJO PEÃO....FLAVINHO,quero que saiba sempre que tudo continua do mesmo jeito que vc deixou: sorrimos para lhe fazer feliz...agradecemos a DEUS...em dias como hoje comemoramos por que temos a certeza da sua alegria está nos contagiando e nos
fortalecendo a cada dia. Nos reunimos e nos alegramos contando as histórias que nos aconteceram e vc sempre estava lá....todo feliz,animado e agitando.
SAUDADE SEMPRE....AMOR ETERNO...E VITÓRIA PARA NOSSA LUTA!!!!!
TE AMAMOS,ANJO....em especial, sua mãe IOLANDA.

Unknown disse...

Ao sr TOBIAS FERRAZ,
Eu, em nome de toda familia e amigos do FLÁVIO,agradecemos por esse espaço que além da homenagem tão justa a este menino,também é para nós um meio de de eternizar e conduzir o amor gigantesco que ele desperta em nossas vidas...
DESEJAMOS AO SR E TODA SUA FAMILIA UM NATAL CHEIO DE PAZ E AMOR,CONFIANDO SEMPRE NO APRENDIZADO QUE A VIDA NOS OFERECE...
OBRIGADA!!!!