terça-feira, 13 de maio de 2008

BATEM OS TAMBORES DO 13 DE MAIO

Fotos: Michelle Parron

Movimento congadeiro de Uberaba e a memória da libertação.

No Triângulo Mineiro e por toda essa vizinhança mineira dos estados do sudeste, nordeste e centro-oeste a cultura negra deixou uma base ritmica de alicerces muito profundos. As batidas dos tambores de Congo marcam a alegria de um povo pela simples possibilidade e esperança de libertação.
Os tambores de Uberaba denunciam também que o negro tem hoje, muito pouco o que comemorar. A sociedade local não dá valor ao movimento congadeiro e mesmo assim ele se renova. Jovens e crianças aprendem os cantos, as batidas e os passos do Congo, um indício de que pelos próximos cem anos ainda terá gente comemorando o 13 de maio.

O presidente da Câmara de Comércio Brasil-Moçambique, Sinfrônio da Silva Júnior tem uma frase que é uma das preferidas dele -"Hoje é 13 de maio, vamos dançar o Congo.".
///

2 comentários:

Michelle Parron disse...

Tobias,
Qualquer movimento de um povo celebrando é maravilhoso. E o que eu vi e senti no dia 13 de maio foi muito bom. O som dos tambores sempre me passou boas energias. E penso que essa energia também provem daquelas pessoas que se empenham, gastam tempo se enfeitando e decorando as músicas pra tonar aquela festa mais bonita. Quanta diversidade em harmonia!
O mais triste, como você disse no texto, é ver que o povo uberabense não prestigia e se quer sabe o que acontece por alí.
Abraços.

Marcelo Taynara disse...

Sei que em Uberaba isso é uma ultopia pela forma que se pensa na cultura popular.Também sei que não é impossível.A comunidade Uberabense precisa aprender a olhar além das colinas e do cerrado.É preciso pensar nessa festa durante o ano inteiro!Assim como os cariocas e fluminenses pensam e vivem o carnaval,assim como vivem os pernambucanos pro Maracatú e os amazonenses pra festa do Boi Bumbá.Em Uberaba,é preciso pensar e tomar como exemplo esses movimentos culturais que citei aqui!Vejam só o brilho e proporção mundial que tomou o axé da Bahia,o carnaval do Rio,o Frevo de Olinda!Graças ao envolvimento de toda a sociedade:O pipoqueiro,a costureira,os empresários,os políticos e orgãos públicos,os veículos de comunicação,internet etc.e tal.Uberaba tem que pensar(com brilho)num festival de congada envolvendo toda a região e com isso almentar o turismo,movimentar os bares e restaurantes,os hotéis e por aí vai.Esse sonho só é possível se houver grande reunião e comprometimento com nosso acervo cultural.Parabém e obrigado meu irmão Tobias,pela grande contribuição.MTaynara.